Portal Saúde no Ar

 

Pacientes da Doença de Paget terão novo medicamento no SUS

 

Os portadores de uma doença rara que atinge os ossos, conhecida por doença de Paget, terão mais um medicamento colocado a disposição de forma gratuita  pelo Ministério da Saúde. Ácido Zoledrôfonico atua na restauração dos ossos e alivia as dores de que sofre com essa enfermidade.

Segundo o ministério da Saúde, “para a incorporação de novas tecnologias ao SUS, de acordo com o Decreto nº 7.646/2011, é necessária a apresentação de estudos à Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias (Conitec) do Ministério da Saúde, que podem ser oriundos de empresas, organismos da sociedade civil e instituições participantes do SUS, entre outros.”

A incorporação do Ácido Zoledrônico (ZOL) para distribuição do citado medicamento, SUS terá um impacto, inicial, de R$ 9,6 milhões por ano.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) já oferta os medicamentos Alendronato, Risedronato e Pamidronato para a doença de Paget. A doença aumenta o número, tamanho e atividade das células que compõem a matriz óssea. Este desequilíbrio pode causar deformidades nas áreas da pelve, coluna, crânio, fêmur e tíbia.

Fonte: Ministério da Saúde

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.