Os sinais de demência e fatores de risco

A demência ainda não tem cura. Um dos sinais pode ser detectado no banho.Um estudo da Universidade de Chicago descobriu que um declínio acentuado no olfato.   pode ser uma indicação precoce de demência.

Se a pessoa apresentar diminuição da capacidade de sentir o cheiro do xampu ou do sabonete, por exemplo, é importante investigar a causa. isso acontece porque a memória é essecial quando se trata da capacidade de uma pessoa reconhecer aromas.

Na pesquisa foram analisados o olfato em 515 idosos, na esperança de desenvolver testes de olfato, semelhantes aos testes de visão e audição. O estudo foi capaz de mostrar que o volume e a forma da massa cinzenta nas áreas olfativas e associadas à memória do cérebro de pessoas com rápido declínio no olfato eram menores em comparação com pessoas que tiveram declínio olfativo menos grave.

Sintomas da demência:

Perda de memória;
Dificuldade de concentração;
Dificuldade em realizar tarefas diárias, como ficar confuso sobre o troco correto ao fazer compras;
Dificuldade para seguir uma conversa ou encontrar a palavra certa;
Ficar confuso sobre tempo e lugar;

Os fatores de risco para demência são diversos e podem variar dependendo do tipo específico de demência.

Idade avançada;
Insônia
Histórico familiar;
Gene da apolipoproteína E (APOE ε4);
Traumas cranianos graves, especialmente lesões que causam perda de consciência;
Diabetes
Alimentação inadequada com produtos ultraprocessados, falta de atividade física, tabagismo e consumo excessivo de álcool.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe