O óleo de copaíba é conhecido na medicina popular como “antibiótico natural da mata” ou “bálsamo da Amazônia”.
Uma parceria entre quatro universidades de três estados teve como objetivo potencializar esses efeitos ao associar o óleo vegetal com a nanotecnologia “verde”, que recorre a métodos de geração de nanoestruturas com menor impacto ambiental. O resultado é um novo composto antimicrobiano que combina o óleo de copaíba com nanopartículas de prata (AgNPs) produzidas a partir de fungos
A cooperação técnica envolveu treze pesquisadores das Universidades Estaduais de Campinas, Maringá e Londrina, e da Universidade Federal do Amazonas. O intercâmbio resultou no desenvolvimento de um composto de maior eficácia terapêutica, com menores concentrações dos componentes e redução dos efeitos adversos.
De acordo com os pesquisadores, a tecnologia poderá ser aproveitada em formulações de antissépticos e antimicrobianos de uso tópico (como cremes e pomadas para a pele), produtos de limpeza, sanitizantes e até em tecidos com a função antimicrobiana.
O invento foi protegido com patente solicitada pela Agência de Inovação Inova Unicamp.
“A ação das nanopartículas de prata é extremamente eficiente, pois elas matam as bactérias. Ao associá-las com o óleo de copaíba temos uma sinergia. A nanotecnologia auxilia na atividade, na reatividade e faz o efeito antimicrobiano atuar por muito mais tempo”, explica o pesquisador do Instituto de Química (IQ) e professor colaborador do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, Nelson Duran, um dos pioneiros nos estudos de nanobiotecnologia no Brasil.
O óleo de copaíba, ou bálsamo de copaíba, é um produto resinoso extraído do tronco da copaibeira, uma árvore da espécie Copaifera officinalis, com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizante, analgésicas e expectorantes, sendo indicado para ajudar na cicatrização de feridas, tosse ou para aliviar os sintomas da artrite, por exemplo.
Além disso, o óleo de copaíba também é usado em diversas pomadas e cremes anti-inflamatórios e cicatrizantes, assim como em loções, shampoo anti-caspa, produtos para cuidado oral e acne, sabonetes e produtos para higiene íntima.
Para que serve
As principais indicações do óleo de copaíba são:
✅Cicatrização e desinfecção de feridas;
✅Tosse e bronquite;
✅Gripes e resfriados;
✅Diarréia;
✅Infecção nos rins ou uretra;
✅Cistite;
✅Problemas de pele como psoríase ou eczema;
✅Micoses de pele;
✅Urticária;
✅Hemorróida;
✅Artrite reumatóide;
✅Tendinite.
O óleo de copaíba🌳 também pode ser utilizado para combater infecções que podem ser transmitidas por via sexual, principalmente a herpes genital e a sífilis.
Fontes:
www.doctorsnatural.com.br/
Jornal da UNICAMP
Foto: Jornal da Unicamp.