No período gestacional é muito importante conhecer o seu corpo e junto com isso fazer associação a uma alimentação saudável para que o futuro do bebê e da mamãe sejam os melhores possíveis. Pensando nisso é imprescindível a orientação de um profissional de saúde para direcionar o que pode e o que não pode nas semanas de gravidez .
Chega a ser curioso, mas existem doenças que podem ser evitadas a partir de uma boa alimentação, um exemplo bem forte é o lábio leporino, condição na qual pode afetar sim o bebê, ela pode ser combatida/otimizada com a ingestão de ácido fólico e a suplementação pré e pós gestação, essa alimentação balanceada diminui muito os riscos de uma doença ou deformação no feto .
Já no ramo das dietas, onde vemos por aí pacientes se auto alimentando sem nenhuma recomendação, nesse caso é preciso cautela , muita das vezes a gestante acaba gastando mais e não vendo resultado porque não está consumindo as proteínas e minerais necessários e de forma correta . É fundamental que se qualifique o açúcar e não banir da mesa, independente de ser uma gestação propicia a diabetes ou não, a retirada do açúcar de mesa(sacarose) é ideal . Existem outras fontes de energia que podem substituir açúcares que são prejudiciais , como o açúcar de cocô que possui um baixo índice glicêmico , ou seja , ele não vai alterar de forma significativa a glicemia da gestante auxiliando então na Boa nutrição da mãe e do feto . E importante também pontuar que nesse período a chance de reeducar o paladar é muito grande, ajudando assim a comer melhor sem sentir aquele desconforto da troca imediata de alimentos .
Para quem faz a infestação de adoçantes o bacana é mudar para o adoçante que tem como base a Stévia, uma dica da Nutricionista Márcia Verbena é também evitar alimentos pobres como biscoitos, massas, que não possuem nutrientes ideais para uma boa nutrição . Outra dica da doutora para as gestantes é a não ingestão de canela no período da gestação, a especiaria é um modelador de glicemia e pode acarretar sérios problemas inclusive a diabetes.
A nutrição inteligente é aquela que resgata a natureza, então mamãe deixe de lado aquele alimento industrializado, aquele biscoitinho recheado no fundo do armário e vamos criar hábitos mais saudáveis para lá na frente termos uma vida próspera com saúde e bem estar .
Luan Correa .










