SAÚDE NO AR

Núcleo de Prevenção ao Suicídio adere a Campanha Mundial

Mudando a Narrativa sobre o Suicídio” é o tema da Campanha Mundial de Prevenção do Suicídio, lançada em 10 de setembro, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O objetivo da campanha desse biênio (2024\2026) é transformar a maneira como o suicídio é percebido, o que requer uma mudança sistêmica, isto é, o engajamento de toda sociedade e dos governos, através do diálogo franco e acolhedor, de ações concretas e políticas públicas.

Preocupados com os índices alarmantes de suicídio no mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a International Association for Suicide Prevention (IASP) instituiram, em 2003, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Desde então, a IASP, com o apoio da OMS, organiza neste dia uma mobilização global com a finalidade de dar destaque ao tema e reiterar o compromisso de todo o planeta com a prevenção da morte autoprovocada.

Na Bahia, o Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS), serviço do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-BA) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), aderiu à campanha mundial e adotou sua própria forma de viabilizá-la. O posicionamento da equipe do NEPS preconiza que para mudar a narrativa sobre o suicídio deve-se começar mudando o narrador: “Com a palavra, o protagonista da cena social!”, explica a coordenadora do Núcleo, a psicóloga Soraya Rigo.

Para marcar a passagem da data, o NEPS realizará uma série de rodas de conversa, com o propósito de franquear a palavra a quem desistiu de viver e introduzi-los como protagonistas nas discussões e decisões que lhes dizem respeito. Na avaliação da equipe, esta é a única maneira de planejar ações concretas capazes de contemplar as necessidades e anseios desse público.

A primeira Roda de Conversa ocorrerá no próximo dia 27, às 13h30, no Auditório do Prédio Anexo do Hospital Geral Roberto Santos. O encontro é aberto ao público, com número de vagas limitado. Informações: (71) 3103-4343. É necessário inscrição prévia através do link: https://bit.ly/RodadeConversaNEPS2024

Segundo a coordenadora do NEPS, é preciso dar voz aos atores da vida, conhecer seus cenários sociais, bem como identificar suas dores e demandas. “A equipe do NEPS enfatiza a importância da adesão à campanha mundial de prevenção do suicídio, que adota o 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Um único dia no ano para informar e dar visibilidade ao tema, sensibilizar e implicar sociedade e governos acerca desse grave problema de saúde pública mundial e, para o lançamento da campanha, com a divulgação das ações previamente planejadas a serem realizadas nos demais dias do ano”, conclui a psicóloga.

Lembrando que em todo o mundo as campanhas de prevenção têm como objetivo principal reduzir o número de mortes por suicídio por meio de ações da sociedade civil e dos governos, Soraya Rigo destaca a necessidade de unir forças em torno de ações concretas. “Em suma, é necessário sensibilizar a sociedade e incentivar os gestores nas três esferas, federal, estadual e municipal, a adotarem ações e políticas públicas para minimizar os problemas que afligem a sociedade e, consequentemente, diminuir as taxas de suicídio”, pontuou Soraya Rigo.

A coordenadora do Núcleo ressalta também que as campanhas de prevenção do suicídio não devem se restringir a um período longo e específico, como vem sendo realizada a Campanha do Setembro Amarelo, uma campanha do 3º Setor, cujo objetivo principal é reduzir o estigma do suicídio, através da veiculação de informações à sociedade.

“É preciso realizar ações que se estendam durante todo o ano, e que a campanha não se restrinja a informar à sociedade, mas que dirija a fala para aqueles que estão em risco de suicídio, razão do nosso trabalho, e, que também e principalmente sobretudo que lhes deem oportunidade de falar”, argumentou.

Nesse sentido, o NEPS propõe uma mudança no slogan: “Vamos falar abertamente sobre o suicídio” para “Vamos ouvir abertamente sobre o suicídio” ou “Vamos ouvir atentamente as pessoas em risco de suicídio”.

O NEPS

O Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS) é um serviço do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-BA) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Trata-se de um ambulatório de saúde mental, destinado, exclusivamente, ao acompanhamento de pessoas em elevado risco de suicídio. O NEPS conta com uma equipe multiprofissional, e pelo trabalho inovador que desenvolve, já é referência no país.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe