Nordeste sob alerta: risco de chuvas volumosas para todo o litoral, com volumes que podem passar dos 100 mm

O posicionamento mais distante de um sistema fronte do continente brasileiro, no Atlântico Sul, proporcionará o transporte de umidade no setor leste do Nordeste, mantendo o cavado nas proximidades da Bahia. Tais condições favorecem o desenvolvimento de chuvas elevadas, não só no estado da Bahia, mas em todo o litoral leste da região.

Entre esta segunda (15) e terça-feira (16), as chuvas ficam concentradas entre o litoral da Bahia e Pernambuco, além do Maranhão. No litoral norte do Nordeste, as chuvas serão impulsionadas pela forte atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o qual serve como corredor de umidade para esta região.

E no decorrer da madrugada e manhã de terça-feira, a tendência é de aumento desta precipitação, e até às 14h o acumulado pode ultrapassar os 100 mm no extremo sul da Bahia, entre os municípios de Ilhéus e Maraú.

Fonte: Meteorede

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe