Nesta segunda- feira, (20/12) o Ministério da Saúde, anunciou que será disponibilizada a 4ª dose de vacina contra Covid – 19 para imunussuprimidos. (pessoas com baixa imunidade ). Além disso, a pasta anunciou que o tempo para dose de reforço – a 3ª dose – será menor, passando de cinco para quatro meses. O prazo deve contar a partir da data da segunda dose do imunizante.
A redução do intervalo para a dose de reforço foi anunciada no último sábado (18.dez) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O intervalo para a quarta dose de vacina para imunossuprimidos vai ser também de quatro meses, contados a partir da primeira dose de reforço. São considerados pacientes imunocompremetidos:
os portadores de imunodeficiência primária grave;
quem está fazendo quimioterapia para câncer;
transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;
pessoas vivendo com HIV/AIDS;
pacientes em uso de corticóides em doses de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias;
pessoas que usam drogas modificadoras da resposta imune (o Ministério da Saúde divulga uma tabela com essas medicações);
pacientes com condições auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias;
pacientes em hemodiálise;
pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
A Agência reguladora ANVISA, não aprovou e não fez nanhum estudo para definição da aplicação de 4ª dose ou sobre o tempo ideal de intervalo entre as doses. O MS não pode definir sem esse estudo.










