Médico brasileiro apresenta nova tecnologia de ensino cirúrgico no Congresso Americano de Urologia

Médico brasileiro apresenta nova tecnologia de ensino cirúrgico no Congresso Americano de Urologia, maior encontro mundial da especialidade

Evento acontece no Texas até o dia 6 de maio e reúne especialistas de todo o mundo, com a divulgação de novas tecnologias em diagnóstico e tratamento

A presença brasileira está confirmada na edição de 2024 do Congresso Americano de Urologia, que acontece até segunda (6/5), na cidade de San Antonio, no Texas. E é neste mesmo dia, ao longo do fechamento do evento, que o urologista e líder nacional de cirurgia urológica da Oncoclínicas, André Berger, coordenará um curso de técnicas inovadoras de cirurgia robótica, chamada “Virtual Robotic Proctorship”, junto de outros três especialistas no assunto, sendo eles de Los Angeles, Nova York e Dallas.

Vamos fazer uma sessão interativa com urologistas, sendo a primeira vez que esse software de educação em cirurgia será usado no Congresso Americano. Com essa ferramenta, através de edição e telestração em tempo real, conseguimos otimizar o ensino em cirurgia robótica e possivelmente impactar positivamente os desfechos para os pacientes. É uma oportunidade para os especialistas da área, mas também uma colocação importante de representatividade do Brasil”, comenta o especialista e diretor do curso.

A cirurgia robótica é uma tecnologia minimamente invasiva e acontece através de pequenas incisões no abdômen ou tórax, onde os instrumentos cirúrgicos conectados ao robô são introduzidos, conseguindo-se assim acessar a área a ser tratada.

“A técnica é a uma solução moderna de tratar diversos problemas urológicos, como o câncer de próstata, de rim e bexiga. A precisão cirúrgica alcançada tem proporcionado altíssima possibilidade de cura, além de preservação funcional superior, aliada a uma recuperação rápida”, explica o médico.

Congresso reúne especialistas no Texas

Maior encontro urológico do mundo, o Congresso Americano de Urologia reúne os principais especialistas, profissionais da especialidade e pesquisadores para um intercâmbio de conhecimento e experiências, divulgando novas descobertas em diagnóstico e tratamento, especialmente em casos de tumores de próstata, bexiga e rim, assim como outras áreas da Urologia. Além da apresentação de tecnologias e inovações como inteligência artificial, o evento também terá debates sobre equidade e acesso ao tratamento de câncer, políticas de prevenção, entre outros temas.

A agenda conta com palestras, workshops, apresentações de casos clínicos, sessões interativas e debates.


Sobre a Oncoclínicas&Co 

A Oncoclínicas&Co. – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 143 unidades em 38 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 635 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional. Além disso, a Oncoclínicas passou a integrar a carteira do IDIVERSA, índice recém lançado pela B3, a bolsa de valores do Brasil, que destaca o desempenho de empresas comprometidas com a diversidade de gênero e raça.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe