O sono é fundamental para prevenir doenças cardíacas. Isso porque um descanso de qualidade ajuda a reduzir o risco cardiovascular por promover um descanso ao corpo, reduzir o risco de AVC, de hipertensão arterial, regular o sistema cardiovascular, reduzir o estresse, ajudar a controlar o peso, recuperar o corpo, entre outras funções.
De acordo com o médico cardiologista Dr. Roberto Yano, a privação crônica de sono pode prejudicar bastante a saúde cardiovascular.
“A privação de sono por longos períodos contribui para um risco aumentado de doenças cardiovasculares, além de gerar distúrbios metabólicos, como aumento da inflamação e da resistência insulínica, que contribuem para doenças cardíacas”, alerta o médico.
Segundo ele, quando dormimos mal, nossa pressão arterial tende a ficar mais elevada, assim como a frequência cardíaca.
“Você libera mais fatores inflamatórios que vão prejudicar o seu corpo a longo prazo. Além disso, o seu nível de estresse e ansiedade piora pela privação do sono. Enfim, o risco de eventos cardiovasculares como infarto e derrame é maior naqueles que dormem mal, menos de 6 horas por dia”, explica.
Para melhorar o sono:
Dentre os vários cuidados inclusos nela estão:
Evitar telas uma hora antes de dormir (então o ideal é não levar o celular para o quarto, e nem ter televisão no ambiente);
Ter um ambiente escuro e com temperatura agradável;
Ter o hábito de dormir no mesmo horário;
Evitar cafeína após o almoço;
Evitar jantar muito perto da hora de dormir.
Fonte: Milena Vogado/ MSN