O Governo Federal anunciou o envio, a partir de quarta-feira (2), do primeiro vôo da Força Aérea Brasileira (FAB) na operação para repatriar brasileiros que se encontram no Líbano, país que no momento é alvo de uma operação militar israelense. A aeronave deverá partir do Rio de Janeiro rumo a Beirute, com escala em Lisboa, capital de Portugal. Os horários de saída e chegada ainda não foram confirmados.
Vários países já fizeram o transporte de seus compatriotas, o Brasil entra nessa ação de forma atrasada. Tres mil brasileiros demonstraram interesse em voltar ao Brasil.
“Esses mísseis derrubaram mais de sete edifícios pertinho da minha casa. O lugar em que eu morava está todo devastado. Uma bomba dessas explode um edifício inteiro. Na última vez em que estava em casa, eles jogaram mais de dez bombas. E sem avisar ninguém. Treme tudo igual terremoto. Eu achei que ia morrer na hora”, relatou a brasileira, Lindaura Lianes Hijazi, natural de Assis Chateaubriand, no interior do Paraná.
Estima-se que, em pouco mais de uma semana, mais de mil pessoas morreram e 1 milhão precisaram abandonar suas casas, segundo agências das Nações Unidas (ONU).
A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está justamente no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país.