Fiocruz Bahia celebra 67 anos com lançamento de exposição fotográfica 

IGM comemora 67 anos com lançamento da Exposição Fotográfica Memória da Fiocruz Bahia

Também será realizada uma homenagem a pesquisadores (in memoriam) com a nomeação do Auditório Sonia Andrade e a abertura do Memorial Zilton Andrade

No dia 29 de abril, segunda-feira, o Instituto Gonçalo Moniz (IGM/ Fiocruz Bahia) celebra 67 anos contribuindo para a geração e difusão de conhecimento científico e tecnológico. A programação terá início às 9h com a mesa de abertura e a palestra ‘Constituição e Preservação de Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz’, apresentada pelo diretor da Casa de Osvaldo Cruz (COC/Fiocruz/RJ), Marcos José de Araújo Pinheiro. Em seguida, será realizado o lançamento da Exposição Fotográfica Memória da Fiocruz Bahia. A exposição, aberta ao público, reúne registros de pesquisadores e pesquisadoras em plena função, tanto nos laboratórios, como em trabalhos de campo, imagens de vetores e parasitos, fotografias das estruturas físicas dos prédios e laboratórios, entre outras.

 

Ainda durante a manhã, será realizada a nomeação do Auditório Sonia Andrade e a abertura do Memorial Zilton Andrade. As atividades homenageiam o casal de Pesquisadores Eméritos da Fiocruz Bahia, Zilton e Sonia, falecidos em julho de 2020 e outubro de 2022, respectivamente. A união dos cientistas resultou na construção de uma família com seis filhos e uma parceria na área da Ciência com importantes estudos sobre doenças negligenciadas, com contribuições na área de esquistossomose e doença de Chagas.

 

Encerrando o turno da manhã, a mesa temática ‘Ciência e Saúde: Desafios para a Preservação da Memória Institucional’, mediada pelo coordenador da Gestão da Comunicação e Divulgação Científica da Fiocruz Bahia, Antonio Brotas, contará com a participação da assessora técnica da Vice-Direção de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC, Aline Lacerda; da professora visitante na Universidade Federal da Bahia, Maria Renilda Barreto e do diretor do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Gillian Queiroga. Durante a tarde, a programação será voltada para alunos da rede pública estadual, incluindo roda de conversa, visita guiada à exposição e instalações da instituição.

A exposição Fotográfica Memórias da Fiocruz Bahia seguirá aberta para visitação que poderá ser agendada através do e-mail ascom.bahia@fiocruz.br. A Fiocruz Bahia está localizada na Rua Waldemar Falcão, número 121, Candeal, Salvador/BA.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe