SAÚDE NO AR

Estudantes cearenses desenvolvem óculos para ajudar colegas com deficiência visual

O projeto E-Vision: Transformando a Educação com Tecnologia  é composto por  oito alunos que cursam o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa, na cidade de Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza- CE.

Os alunos são : Ana Caroline de Sousa Bandeira, Francisca Diana Bessa Ferrer, Jadson Araújo da Silva, Kayane Oliveira Almeida, Maria Alice Magalhães Lima, Maria Clara Barbosa de Sousa, Sophia Lara da Silva Martins e Victor Gabriel Ferreira Lima.  Eles  contaram com a orientação do professor Rodrigo Castro, que coordena a Base Técnica de Tecnologia da Informação na escola.  O  professor destaca que o objetivo não é conseguir comercializar o produto, mas conseguir parcerias que possibilitem o desenvolvimento dos óculos para promover uma educação mais inclusiva

Eles desenvolveram um prótótipo de um  equipamento, que consiste em um   óculos com câmera e microfone acoplados que a partir de um comando de voz do usuário, ele aciona uma assistente virtual e a câmera faz a captura do texto à frente do usuário, com conteúdo que será descrito pela assistente virtual para que o usuário possa escutar.

O objetivo é  apresentar uma solução prática para diminuir barreiras encontradas por pessoas com deficiências nos ambientes educacionais.

O projeto é  é semifinalista na premiação Solve For Tomorrow Brazil, que seleciona ideias inovadoras desenvolvidas nas escolas públicas.

A iniciativa é da empresa Samsung para estimular estudantes de Ensino Médio das escolas públicas para a criação de soluções inovadoras.

A diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil,  Anna Karina Pinto,  afirma que os projetos devem ser analisados pela proposição de ideias inovadoras e alinhamento com a abordagem que envolve ciência, tecnologia, engenharia e matemática (conhecida como STEM, no inglês).

Outros aspectos também são levados em conta, como a relevância científica e tecnológica, viabilidade, habilidades mobilizadas e investigação científica.

“É sempre uma satisfação muito grande vermos a dedicação e a criatividade que os estudantes e professores colocam nos projetos desenvolvidos para o Solve For Tomorrow Brasil. Nosso foco é em promover a discussão e o desenvolvimento de ações focadas em soluções para problemas reais”, comenta Anna.

E-Vision começou a ser desenhado pensando na experiência de um ex-aluno da unidade.  “Ele tinha pouca assistência no quesito de material pedagógico, devido à questão de [o material adaptado] não chegar a tempo de ele se debruçar sobre o conteúdo e acompanhar o ritmo dos outros alunos”.

Fonte: G1 Ceará

.

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe