Dia D – Vacinação contra a gripe influenza

Neste sábado,  é o dia D da vacinação contra a influenza em todo Brasil.. Mais de 60 postos estão abertos  em Salvador,  para atender a população.

Grupos prioritários na vacinação contra a gripe influenza:

Trabalhador da saúde;
Professores do ensino básico e superior;
Profissionais das forças de segurança e salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
Trabalhadores portuários;

IMPORTANTE: é necessária apresentação de documento que comprove o exercício efetivo da profissão/função. Por exemplo, contracheque, contrato do serviço, carteira de trabalho ou declaração emitida pelo empregador.

Gestantes: para este grupo não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente para a vacinação a informação sobre seu estado de gravidez.
Puérperas: serão consideradas aquelas no período até 45 dias após o parto. Deverão apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros
Idosos com 60 anos ou mais de idade: deverão receber a vacina influenza mediante apresentação de documento que comprove a idade.
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais elencadas pelo Ministério da Saúde: deverão comprovar a comorbidade através de relatório médico ou prescrição médica ou resultado de exames.
Pessoas com deficiência permanente: serão considerados indivíduos com deficiência permanente aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações:
Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; – os indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;
O indivíduo com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos;
O indivíduo com alguma deficiência intelectual permanente que limite suas atividades habituais, tais como trabalhar, ir à escola, brincar etc.

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe