DF, MG, AC e PR têm os maiores índices de incidência de casos de dengue no Brasil

o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira (2), informa que Distrito Federal, Minas Gerais, Acre e Paraná são as unidades da federação com os maiores índices de incidência de casos de dengue no Brasil.

Os dados do governo federal compilam as notificações até a semana epidemiológica 4, que se encerrou em 27 de janeiro. Nestas quatro primeiras semanas, foram notificados 243.720 casos prováveis de dengue. Neste período, o Brasil teve 24 mortes confirmadas e 163 estão em investigação.

“Quando comparado com o mesmo período de 2023 observa-se um aumento de 273% no número de casos prováveis. As regiões geográficas onde se apresentam os maiores coeficientes de incidência são Centro-Oeste, Sudeste e Sul”, afirma o Ministério da Saúde. Os casos foram registrados em mais de 3 mil municípios brasileiros.

O coefiiciente de incidência atual é de 120 casos/100 mil habitantes no país. O coeficiente é diferente do número absoluto: São Paulo tem 39 mil casos, mas, de forma proporcional em relação ao total da população, a situação é mais grave no Acre, que teve menos de 3 mil notificações.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe