Curso de capacitação para profissionais de Saúde - Depressão em idosos

Curso de capacitação para profissionais de Saúde - Depressão em idosos
A Casa Ondina Lobo, com apoio da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), oferece um curso de capacitação gratuito sobre depressão em idosos. As vagas são online e são destinadas  para profissionais da saúde.
O curso  tem o objetivo de ajudar  os profissionais de saúde a detectar sinais de fragilidade e depressão em idosos.
Eles vão ensinar desde o que é o quadro, passando pelos desafios de identificar e diagnosticar, até como usar medicamentos e lidar com alguns comportamentos.
Para participar, é só se inscrever no site da Casa Ondina Lobo. (Link abaixo). As vagas são limitadas, então não perca tempo!
Plataforma de Apoio à Depressão 60+
Os participantes vão aprender não só a prevenir e promover a saúde mental, mas também a usar a Plataforma de Apoio à Depressão 60+.
O recurso ajuda no rastreio da depressão em pessoas idosas, além de monitorar e acompanhar de forma eficaz os planos de cuidados personalizados.
“Através dela, os profissionais podem detectar rapidamente os primeiros sinais de fragilidade e depressão para que possam ser endereçados na recuperação de eventuais perdas de autonomia e/ou independência”, explica a geriatra do projeto, Letícia Sumita.
Tem certificado
São mais de 10 vídeos aulas, que contam com as perspectivas e contribuições tanto da equipe científica da USP e da UFMG, quanto dos profissionais multidisciplinares envolvidos no projeto.
Ao final, os participantes ainda receberão certificado.
Leia mais notícia boa
Supermercado abre “caixa lento” para idosos que gostam de conversar
Pré-escola é inaugurada em casa de repouso para ajudar idosos com demência
Jogar tênis faz idosos terem equilíbrio de jovens de 20 anos, revela estudo
Benefícios e impacto do projeto
No primeiro semestre de 2023, foi realizado um piloto com 70 pessoas idosas moradoras na Casa Ondina Lobo e, desde o início desse ano, a plataforma já está em uso e disponível gratuitamente para mais de 60 profissionais de 11 lares de idosos.
“No projeto, constatamos que 67% das pessoas idosas avaliadas são classificadas como frágeis, e enfrentam um maior risco de eventos adversos de saúde, como quedas, hospitalizações, incapacidades funcionais e, infelizmente, até mesmo óbito”.
“A presença simultânea de fragilidade e depressão pode potencializar esses riscos de forma sinérgica. Esta conexão entre fragilidade e depressão foi observada durante o projeto Plataforma”, completa a geriatra especializada em psicogeriatria do projeto, Isabella Berger.
Pode passar despercebida
A depressão em idosos costuma não ser percebida, então é muito importante treinar os profissionais de saúde para identificá-la melhor.
Isso pode salvar vidas, já que muitas vezes os sintomas são confundidos com parte natural do envelhecimento.
O projeto também vai acompanhar de perto os idosos com maior risco de depressão e dar suporte à equipe de cuidadores de cada instituição.
Como se inscrever
O evento online de lançamento do curso será dia 15 de maio, das 9h00 às 10h00.
Interessados devem se inscrever para o lançamento oficial da capacitação pela internet.
Lembrando que as vagas são limitadas.
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe