Creasi inicia atividades de promoção à saúde do trabalhador com o Programa Saúde+

Na próxima quinta-feira (09), o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI) inicia a programação de atividades do Programa Saúde+, que tem como objetivo promover saúde, prevenir doenças e agravos, estimular práticas e hábitos que geram qualidade de vida e bem-estar, conscientizando para o autocuidado e valorizando os trabalhadores e trabalhadoras do Centro. A abertura do Saúde+ acontecerá na sala de aula da Unidade, das 11h às 12h30, e contará com palestra da enfermeira Patrícia Paim e da psicóloga Samanta Nunes, e aula de cárdio/ Hit com a supervisão de Aline Souza, fisioterapeuta do Centro de Referência.

Em sua segunda edição, o Programa Saúde+ foi relançado em 25 de março deste ano. Reformulado, foi inserida a assistência de uma equipe multidisciplinar, composta por médico clínico, médica cardiologista, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta, que auxiliarão durante todo o processo. No novo modelo, os participantes seguirão um plano terapêutico individual, participarão de atividades em grupo como rodas de conversa e palestras; oficinas gastronômicas com foco na alimentação saudável; atividades físicas como exercícios de alongamento, caminhadas e ginástica laboral; e terão um grupo de suporte terapêutico, com a finalidade de apoiar, motivar e possibilitar trocas de experiências, bem como identificar dificuldades.

Mais de 40 profissionais se inscreveram e 20 foram selecionados, de acordo com critérios de saúde pré-estabelecidos, que priorizou a existência de comorbidades como a cardiopatia, hipertensão arterial, diabetes melitus, obesidade e idade. Os trabalhadores e trabalhadoras serão avaliados considerando a adesão ao programa, participação e melhora dos parâmetros de saúde.

O programa

O Saúde + foi elaborado tendo como base os programas e projetos implementados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI), através da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) e do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (SIAST/CREASI), estruturou o programa seguindo as mesmas diretrizes e objetivos de valorizar e possibilitar a melhora na qualidade de vida dos seus profissionais.

De acordo com Cristiana Meira, coordenadora de Gestão de Pessoas, a reformulação trará benefícios consideráveis, pois ampliou o Programa e a expectativa é que impactará de forma efetiva na qualidade de vida de cada participante. “Na primeira edição do Programa, realizada em 2022, o foco era na prática de atividades físicas. Houve uma boa adesão e tiveram trabalhadores que conseguiram manter esse habito, mesmo após o fim do programa, o que foi extremamente positivo! Temos certeza que a segunda edição trará ainda mais benefícios. Isso inspirará mais trabalhadores e trabalhadoras a conduzirem suas vidas de forma a se cuidarem, para viverem mais e melhor”, declarou a coordenadora.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe