O Conselho Estadual de Saúde da Bahia, diante dos atos de mobilização por pagamento do Piso Salarial Nacional, reforça a necessidade do Supremo Tribunal Federal (STF) concluir o julgamento da constitucionalidade do piso da enfermagem e efetivar os pagamentos com celeridade.
“O STF precisa finalizar imediatamente o julgamento dessa pauta e garantir os direitos desses trabalhadores para que a população não conviva com a sombra das tão necessárias greves e estratégias de luta da garantia dos direitos”, afirma o presidente do Conselho Estadual de Saúde Marcos Sampaio.
A Enfermagem representa o maior contingente de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. São 2.726.744 profissionais, segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Além da ação do SFT, os municípios e o estado precisam estabelecer o quanto antes, as estratégias e apresentar as reais condições para a sua implementação, uma vez que este é um direito dos profissionais da enfermagem e forma de reconhecimento da importância desta profissão, garantindo também o direito à assistência à saúde da população.