Portal Saúde no Ar

 

Bahia tem 16 hospitais disponíveis para atender epidemias

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) bloqueou leitos de 16 hospitais do estado para atender pacientes com manifestações neurológicas associadas às epidemias de dengue, chikungunya e zika. Apenas em Salvador foram reservados 18 leitos: oito no Hospital Roberto Santos, seis no Hospital Couto Maia e quatro no Hospital das Clínicas. Para o subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, esse número de leitos é suficiente para atendimento.

O Plano Operativo Emergencial desenvolvido por técnicos da pasta devido ao aumento de casos da Síndrome de Guilain-Barré, muitas vezes associadas às três infecções, foi apresentado nesta quarta (08.07) no auditório do Hospital Roberto Santos.

A Sesab convocou uma reunião com 250 profissionais de saúde para alinhar o atendimento a pacientes, com suspeitas de uma das três epidemias, que deve incluir coleta de amostra em até duas horas e notificação compulsória à Vigilância Epidemiológica sobre complicações neurológicas.

Até o dia 5 de julho deste ano, conforme a secretaria, foram notificados 45.538 casos de dengue na Bahia, com oito mortes confirmadas. Isso representa um aumento de 162,72% das notificações em relação ao mesmo período de 2014, quando foram notificados 17.333 casos. Também até o dia 5 de julho, foram notificados na Bahia 8.906 casos de chikungunya e 32.873 notificações de zika, com uma morte confirmada.

Fonte: Sesab

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.