Portal Saúde no Ar

 

As gêmeas Siamesas que foram separadas e hoje são influenciadoras digital

As duas nasceram siamesas, unidas pela barriga, e foram separadas por uma cirurgia quando tinham um ano e três meses.

 

Ruthiellen Pereira de Lima, de 23 anos, nascida em Fortaleza (CE), ganhou destaque nas redes sociais ao compartilhar no TikTok os desafios de sua vida após a separação da irmã Ruth Pereira de Lima.

As duas nasceram unidas pelo abdômen, compartilhando algumas estruturas internas, o que resultou em uma cirurgia complexa para separá-las.

“Tínhamos dois intestinos, mas só um orifício anal. O volume de fezes era grande, e era uma saída só. Eu uso bolsa de colostomia desde a separação, já minha irmã só passou a usar em 2015”, explica Ruthiellen em entrevista à Marie Claire, destacando os desafios diários que as duas ainda enfrentam, mesmo após a separação bem-sucedida.

. “Enfrentamos muito preconceito nas escolas. Alguns colégios não nos aceitavam, e nas escolas públicas sofremos agressões psicológicas”, relembra a influenciadora digital. Ainda assim, Ruthiellen afirma que foi nas escolas públicas que encontraram um ambiente mais acolhedor.

Durante a adolescência, a percepção das diferenças físicas impactou Ruthiellen de maneira intensa, fazendo com que se sentisse julgada por ser uma pessoa com deficiência. “Alguns comentários me faziam sentir que eu não era tão perfeita. Mas meus pais sempre nos deram muita segurança, dizendo que éramos especiais e normais como qualquer outra pessoa”, reflete.

Atualmente, Ruthiellen é casada e compartilha sua vida ao lado do marido, com quem está há dois anos. O casal se conheceu por meio de amigos em comum nas redes sociais. “Sou muito feliz de estar com quem amo”, diz ela. Enquanto isso, sua irmã Ruth mora com a mãe.

Elas enfrentaram uma série de dificuldades, mas hoje utilizam a internet como meio de divulgar suas histórias e rotinas.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe