Foi lançado um aplicativo para celular que permite mapear focos do mosquito Aedes aegypti. Batizado de Caça Mosquito, a ferramenta permite ao usuário fotografar e denunciar criadouros do mosquito em qualquer lugar e a qualquer hora através do georreferenciamento (GPS). Através desta ação, os órgãos municipais serão acionados para a eliminação dos focos, buscando controlar rapidamente os surtos.
O objetivo é que a população e o poder público contem com mais uma arma de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).
O aplicativo está disponível para download na Google Play (https://goo.gl/Om6JvA) e até o final do mês, os usuários da plataforma iOS poderão utilizar o sistema. Aliada a esta estratégia, estão sendo tomadas outras medidas como o mosquito transgênico e testes rápidos, bem como analisado a eficácia de repelentes com nanotecnologia e pesquisas que estudam o bacillus thuringiensis e a wolbachia.
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N.)


















