70% do arroz produzido no país é do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do país, com  70% da produção. Diante da tragédia das enchentes, o governo planeja importar para evitar a especulação. Os supermercados só tem estoque de arroz para 15 dias.

“Se for o caso para equilibrar a produção, a gente vai ter que importar arroz, a gente vai ter que importar feijão”, disse. Lula já discutiu com os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) a inflação dos alimentos, em especial do arroz e feijão a declaração foi feita durante entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na manhã desta terça-feira, 7. O presidente falava sobre a possibilidade das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul impactarem negativamente a produção de alimentos.

Segundo dados da consultoria Datagro, divulgados pelo G1. No que se refere à colheita deste ano, 82,9% das lavouras já foram colhidas, de acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).  

A tragédia provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul pode ter impacto sobre os preços de produtos importantes para o prato dos brasileiros,  principalmente arroz e laticínios, alertam especialistas,

O Senado vota hoje a tarde o decreto que mantém o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até dezembro deste ano. Isso vai facilitar a liberação de verbas do governo federal , porque o governo pode gastar sem os limites de gastos no orçamento.

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe