14 de março, Dia Mundial do rim

Em 2024, o dia 14 de março foi escolhido para celebrar o Dia Mundial do Rim.  Um dos mais importantes órgãos do ser humano, o rim é responsável pela filtragem de impurezas no sangue. Não é por acaso que temos dois rins.

O tumor é frequentemente diagnosticado, após a realização de exames de imagem do abdome (ultrassom ou tomografia). Sintomas como sangramento urinário, dor abdominal, perda de peso e até mesmo o aumento do volume renal indicam um caso já avançado da doença. O câncer de rim é duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres.

Anualmente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no Brasil a Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivos disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Todos esses objetivos estão resumidos no tema da campanha em 2024, que é “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.

O Dia Mundial do Rim ocontece nesta quinta- feira, 14 de março  e várias ações estão programadas para abranger e alcançar o maior número de pessoas, desde governantes, legisladores, educadores, profissionais de saúde e, principalmente, a população em geral.

Diversas peças publicitárias serão produzidas para utilização em eventos, em mais de 900 localidades, além da iluminação de monumentos e prédios públicos, eventos educativos, aulas, ações de Ligas Acadêmicas, entre outras iniciativas em redes sociais.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe