Em 31 de agosto se comemora o dia do nutricionista, profissional da área de saúde com formação generalista, humanística e crítica, com conhecimento do conteúdo nutricional dos alimentos e seu melhor uso, de acordo com necessidades de cada indivíduo. Capacitado para atuar em todas as áreas do conhecimento da alimentação e nutrição, fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças.
Os profissionais no Brasil que orientam pessoas que necessitam de dieta alimentar possui formação acadêmica em Nutrição. É da responsabilidade planejar as refeições, elaborar cardápios e controlar programas de alimentação e nutrição individual ou coletiva. O nutricionista faz cálculos nutricionais dos alimentos e decide quais os melhores ingredientes a serem usados em cada refeição, seja o individuo obeso, diabético, hipertensos ou não.
A atividade recente no país teve inicio na década de 30, ainda sob a expansão científica implementada pelo estado novo, na era Vargas, com a criação do primeiro curso de nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Em 1962 o Conselho Federal de Educação reconheceu aquela formação como um curso de nível superior, mas somente em 1967 a profissão foi regulamentada.
Em 1978 foi sancionada a lei que criou os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional em defesa da sociedade, assegurando assistência nutricional e alimentar pelos profissionais habilitados. Os locais de atuação podem variar entre hotéis, restaurantes, escolas, asilos, padarias, supermercados e hospitais.
O assunto: o profissional de Nutrição: quem é, onde atua, áreas e especialidades de atuação, foi tema da Roda de conversa realizada na última sexta-feria (31.08) no Programa Saúde no Ar. Patrícia Tosta conversou com a Professora ,Dra. aposentada da UFBA, com mais de 50 anos de atuação profissional, Joselina Martins Santos, A Profa.Dra. Cláudia Montal, Nutricionista/gestora de politicas públicas de alimentação e nutrição da SESAB – Secretaria de saúde do estado da Bahia, nutricionista da SMS – Secretaria Municipal de Saúde, especialista em gestão de politicas públicas de alimentação e nutrição pela Fiocruz/Brasília, a Profa. Dra. Rosângela Passos de Jesus, professora associada da Escola de Nutrição da UFBA (ENUFBa), pós doutorado na universidade de Worcester; Dra em ciências da saúde pela faculdade de medicina da USP ,mestre em nutrição pela Universidade Federal de São Paulo, especialista em nutrição clínica funcional pela UNICSUL. O programa contou também com a presença do colunista do Quadro Saúde e cidadania Ezequiel Oliveira.
Ouça a mesa redonda na íntegra:
O Programa Saúde no Ar, veiculado pela Rádio Excelsior AM 840 e Rádio Web Saúde no ar com transmissão pelo face-book. Os ouvintes participam pelo telefone (071) 33287666 ou 9- 96813998. O Saúde no ar começa às 8 da manhã. Sintonize e participe!
Foto: Saúde no ar
Fonte: Participantes da mesa
Redação Saúde no ar

