Ícone do site

Moradores de duas cidades da Bahia farão testes para identificar a doença de Chagas

Pesquisa com barbeiro, doença de Chagas. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Pesquisadores da Fiocruz começam uma testagem rápida em duas cidades da Bahia ( Tremendal e Novo Horizonte) para identificar a doença de Chagas. Quem testar positivo será encaminhado para tratamento e acompanhado pelos cientistas.

O diagnóstico saem apenas em 15 minutos. Basta uma gota de sangue combinada com duas substâncias reagentes. Se aparecer três listas o resultado é positivo para a doença de chagas. O kit foi criado por cientistas da Fiocruz da Bahia e do Paraná e do Instituto Biomanguinhos do Rio de Janeiro.

O Objetivo dos pesquisadores e tornar a pesquisa mais simples e rápida. Atualmente o paciente precisa se deslocar até uma unidade de coleta para retirar o sangue e o resultado demora de sair porque as amostras são enviadas para laboratórios especializados e o resultado demora até 15 dias.
Uma dificuldade para pessoas que vivem em região isoladas do país.

No Brasil existe de um a quatro milhões de brasileiros com a doença de chagas de forma silenciosa e assintomática. Apenas 7& dos que possuem a doença são diagnosticados e apenas 1% tem tratamento adequado.

Após os testes os kits para testagem rápida serão implantados pelo Ministério da Saúde e disponível para a população.

Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil para combater a doença

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile