Os estudos clínicos de um novo medicamento para prevenção da AIDS serão iniciados pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz. Conhecida como GSK1265744, a droga, demonstrou resultados positivos em testes conduzidos para tratamento da AIDS, e agora terá seu potencial testado como parte da estratégia de prevenção da infecção pelo HIV. A pesquisa será realizada simultaneamente na África do Sul, no Brasil, nos EUA e no Malawi.
De acordo com a pesquisadora líder do estudo, Beatriz Grinsztejn, os candidatos a participar da pesquisa serão selecionados na Fundação Oswaldo Cruz. Ela ainda explica que este critério tem como objetivo potencializar a adesão, facilitar a administração do medicamento e o acompanhamento clínico.
O projeto tem como propósito avaliar a segurança, tolerância, aceitabilidade e sua farmacocinética – descrevendo o processamento da droga no corpo humano, identificando o caminho percorrido no organismo da administração à excreção. Não há ainda informações de quando será iniciado os testes.