Novo estudo publicado na revista BMJ revela que ingerir suplementos de vitamina D e óleo de peixe pode ajudar a proteger adultos de desenvolverem distúrbios autoimunes como artrite reumatoide; bem como psoríase, doenças da tireoide e polimialgia reumática, uma doença inflamatória que causa dor muscular e rigidez nos ombros e quadris.
De acordo com o estudo, pessoas com 50 anos de idade ou mais, tomando 2.12 mg de vitamina D3; por mais de cinco anos, tiveram uma taxa relativa 22% menor de diagnósticos autoimunes confirmados; contudo, esta dosagem é duas a três vezes a dose diária recomendada de vitamina D para adultos, que é de 0.64 mg para pessoas com até 69 anos e 0.85 mg para pessoas com 70 anos ou mais, segundo o Institutos Nacionais da Saúde dos Estados Unidos.
Ainda assim, uma vez que as pessoas estivessem tomando vitamina D por pelo menos dois anos; a taxa de prevenção de doenças autoimunes subiu para 39%, de acordo com o estudo. Além disso, a pesquisa, revela que encontrou uma possível ligação entre tomar 1.000 mg do ácido graxo ômega-3 (óleo de peixe); e uma redução nos distúrbios autoimunes, mas a associação não foi estatisticamente significativa até que possíveis casos de doenças autoimunes; não somente casos confirmado; levados em conta na análise.
Além disso, o estudo diz que que tomar ambos os suplementos de vitamina D e ômega-3, versus somente o efeito placebo, diminuiu a doença autoimune em cerca de 30%.