Ícone do site

Tempo integral nas escolas: sete estados do nordeste ficam acima da média

Alunos saindo de escola na Estrutural, no Distrito Federal

Sete estados da região Nordeste estão acima da média nacional em matriculas de alunos nas escolas em tempo integral. Entre eles, o Ceará tem a maior taxa, com 51,4%.

Na média geral, o Piauí,  possui, 48,9%; Maranhão, com 40,3%. Seguem Tocantins (35,7%), São Paulo (21,9%), Alagoas (20,4%), Paraíba (19,5%), Sergipe (18,9%) e Bahia (17,5%).

Por outro lado, os piores índices ficaram com Rondônia (2,9%), Amapá (4,4%), Roraima (4,5%) e Santa Catarina (5,8%).

O ministro da Educação, Camilo Santana, elogiou a região pelo desempenho, “Quero destacar que os estados que têm o maior taxa de número de matrícula de tempo integral são nordestinos”, disse o ministro ao associar o resultado a políticas públicas como o Programa Escola em Tempo Integral, que prevê o aumento das vagas em tempo integral, ou seja, com uma jornada igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais.

O programa que foi sancionado no dia julho de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, previu R$ 4 bilhões em investimentos para ampliar em 1 milhão o número de matrículas em tempo integral nas escolas de educação básica no ano passado. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile