Nesta quinta- feira (16/04), começa a segunda etapa da vacinação Nacional contra a gripe, tendo como público alvo,
- Caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários
- Doentes crônicos
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- População privada de liberdade, inclusive adolescentes
- Funcionários do sistema prisional
e os povos indígenas que seriam contemplados na terceira fase e teve a vacinação antecipada.
O Ministério da Saúde informou que a vacinação contra gripe, ultrapassou a meta de 90% do público alvo, os idosos.. Nessa primeira fase da campanha também foram vacinados 3,8 milhões (75,5% da meta) de trabalhadores da saúde.
Nesta quinta (16) e sexta-feira (17), 29 postos de saúde em Salvador estarão participando da estratégia, das 8h às 13h. Os idosos e trabalhadores da saúde que ainda não tiverem se vacinado também poderão ser imunizados nessa etapa. “Iniciaremos a segunda fase incorporando novos grupos ao público eletivo, contemplando também os grupos remanescentes da primeira fase”, destacou a subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos.
Para ter acesso às doses, os portadores de doenças crônicas deverão apresentar a prescrição médica com o motivo da indicação, ou seja, a patologia que o paciente apresenta. “É importante destacar que, de acordo com orientações do Ministério da Saúde, receitas de medicamentos não serão consideradas como um documento válido para comprovação do estado de comorbidade”, explicou Doiane.
Iniciada em 23 de março, a mobilização da primeira fase da vacina, imunizou mais de 342 mil pessoas na capital. Cerca de 254 mil indivíduos da terceira idade e 74% dos trabalhadores da saúde já foram protegidos no município até o momento.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom.
Fontes; Secom/ MS