Ícone do site

Projeto ‘música nos hospitais’ leva bem estar aos pacientes do Hospital Santa Izabel

No dia 26 de outubro os pacientes internados no Hospital Santa Izabel (HSI) vão ter uma experiência diferente. A Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal) irá se apresentar na instituição, levando uma das funções da música para o ambiente onde ela mais precisa: a terapêutica. A apresentação, que inicia às 11h, irá beneficiar mais de 100 pessoas, entre pacientes e familiares.

“Essa ação é de fundamental importância já que o paciente lida com vários desafios que a própria doença traz, sejam as implicações físicas ou emocionais. Então quando a gente traz para o paciente algo que rompe com a rotina do ambiente hospitalar, esse momento repercute de forma positiva no processo de reabilitação dele. A música traz toda uma energia de bem-estar, remetendo a memórias agradáveis, propiciando relaxamento e revigoramento”, declara a coordenadora do Serviço de Psicologia do HSI, Ana Lúcia Freitas.

Com o objetivo de também ampliar o gosto pela música erudita, a apresentação da OCSal terá um repertório clássico que contempla Vivaldi, Bach, Mozart, entre outros compositores. Essa é a primeira vez que a Orquestra irá tocar num hospital, e o maestro Ângelo Rafael Fonseca está na expectativa pela experiência. “Eu sinto felicidade em participar de um projeto desses, afinal, esse é o espaço correto para a música, já que ela ajuda no processo de cura”, relata.

O concerto começa no Salão Preto e Branco do HSI. Em seguida, os músicos se dividem em pequenos grupos e vão às enfermarias tocar para alguns pacientes que não podem se locomover até o local da apresentação.

A iniciativa é realizada no Santa Izabel em parceria com a Associação Paulista de Medicina, que já está na sua 13ª temporada do Música nos Hospitais. Até o fim de 2018, o concerto passará por 13 instituições nos estados de São Paulo, Bahia e Ceará. Ao longo de sua história, o programa já teve mais de 170 concertos, em 21 cidades espalhadas pelo Brasil, contemplando cerca de 70 hospitais e reunindo mais de 60 mil pessoas.

Sobre o Hospital Santa Izabel

Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), Oncologia, Ortopedia e Neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga.

 

Foto:Agência Bapress
Fonte: Assessoria
Redação Saúde no ar (SS)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile