O cientista japonês, nascido em 1935 na prefeitura de Yamanashi, no Japão, é catedrático emérito da Universidade Kitasato e com o seu prêmio, o Japão soma 23 Nobel e se torna o terceiro país mais laureado na categoria de Medicina.
Bem humorado, Omura se disse surpreso com o prêmio e afirmou que os microorganismos seriam os “verdadeiros merecedores do Nobel”: “ Durante meus estudos de química e parasitologia descobri o potencial que os microorganismos têm. Muito cedo na minha carreira pensei que este potencial poderia ser aproveitado para ajudar os humanos”, explicou à "NHK".
Campbell e Omura são os descobridores de um novo medicamento, Avermectin, cujos derivados reduziram drasticamente a incidência de oncocercosis, a cegueira dos rios, e de filariasis linfática, e que demonstraram serem efetivos contra muitas outras doenças parasitárias.
"Pode ser que este campo da ciência não seja muito chamativo, mas acredito que é uma parte muito importante para a humanidade", afirmou Omura, que expressou seu desejo de que suas pesquisas "sirvam para melhorar a saúde humana e os serviços médicos".
