Ícone do site

Pólio não é mais endêmica na Nigéria

A Nigéria foi retira da lista de países onde a poliomielite é considerada endêmica, anunciou nesta na última sexta-feira, a Organização Mundial de Saúde – OMS. Atualmente, dois países continuam ainda na lista: Paquistão e Afeganistão.

Em comunicado, a OMS afirmou que é a primeira vez que a Nigéria interrompe a transmissão do poliovírus, deixando o país e a África mais perto de ficarem livres da pólio.

Em 2009, a Nigéria apresentou 338 casos de pólio, no entanto, este ano, o país bateu a meta – sem apresentar nenhum caso de pólio. O último caso identificado na Nigéria ocorreu em 24 de julho de 2014, segundo a OMS.

De acordo com as regras da OMS, para que um país seja declarado “não endêmico“ é necessário passar ao menos um ano sem registros da doença. Para ser considerado totalmente livre da enfermidade, a nação deve ficar mais dois anos sem apresentar novos casos.

No entanto, para os países serem retirados da lista de não-endêmicos, são necessários passar pelo menos um ano sem novos casos. Em seguida, é necessário também ficar dois anos suplementares sem novos casos para que uma zona seja considerada como totalmente livre da doença.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile