De acordo com anuncio da Prefeitura de Salvador; o Plano de Ação Climática de Salvador (PMAMC) ganhou aprovação pelo Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima; rede internacional de megacidade mundiais comprometidas com a mudança climática.
Dessa forma, segundo anunciado a cidade cumpriu com os 30 critérios estabelecidos pelo C40 e está de acordo com os padrões do Acordo de Paris. Salvador e Rio de Janeiro estão entre as primeiras das nove cidades da América Latina receberem a aprovação.
Além disso, com essa liberação a prefeitura conclui prazo estabelecido em 2017 para que o plano fosse entregue em 2020. “Este é um grande marco que situa Salvador como uma das cidades pioneiras e líderes na agenda climática do mundo”, destaca Matheus Ortega, assessor do C40 para a cidade de Salvador.
O plano que teve inicio em janeiro, terminou em novembro de forma online por conta da pandemia.
“Essa aprovação é o reconhecimento do trabalho participativo e do esforço empenhado da Prefeitura na elaboração de um documento que apresenta diretrizes, metas ambiciosas de mitigação e adaptação, que propõe iniciativas de redução de emissões, de mais desenvolvimento, de justiça climática e ações para que Salvador seja zero carbono até 2049”, salienta o secretário da Secis, João Resch.