Ícone do site

Pfizer pede autorização para vacina atualizada contra Covid-19

Secretaria de Saúde recebe mais de 150 mil doses de vacina Pfizer do Ministério da Saúde Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recebeu da farmacêutica norte-americana Pfizer, pedido de autorização de uso emergencial da versão mais recente de sua vacina contra a covid-19 no Brasil.

Atualmente a Anvisa analisa o imunizante bivalente contra as sublinhagens da variante Ômicron. Dessa forma, se aprovada, a fórmula deve ser usada como dose de reforço em quem tem mais de 12 anos.

De acordo com a farmacêutica, além do coronavírus SARS-CoV-2 original, a nova vacina da Pfizer contra o vírus da Covid-19 possui foco nas sublinhagens BA.4 e BA.5 da variante Ômicron. Assim, como as cepas predominam em todo o mundo, espera-se que as pessoas que recebem esta nova dose de reforço desenvolvam uma imunidade atualizada.

A nova fórmula já possui autorização de aplicação nos Estados Unidos, após aval da agência Food and Drug Administration (FDA). Além disso, alguns países do continente europeu, como o Reino Unido também aprovaram o uso da atualização do imunizante.

Dessa forma, a vacina bivalente da Pfizer, imuniza contra duas cepas do vírus da covid-19. Semelhante aos outros imunizantes, carrega um componente de mRNA (RNA mensageiro) que estimula a produção de anticorpos contra o vírus original. Contudo, ainda possui componente de mRNA em comum com a variante Ômicron das linhagens BA.4 e BA.5.

Anteriormente, no mês de agosto, a farmacêutica, havia apresentado pedido semelhante para a Anvisa. Contudo, era solicitado a aprovação de uma vacina bivalente contra o vírus original e primeira versão da Ômicron (BA.1). Por outro lado a cepa não está mais predominante no cenário epidemiológico global.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile