Peixes reimosos e peixes com escamas - Saiba as diferenças

Peixes reimosos e peixes com escamas -  Saiba as diferenças

 

Alimentos reimosos, ainda um tabu nos pratos dos consumidores, especialmente os ribeirinhos. Adjetivo atribuído a alimentos, que prejudicam o sangue e causa prurido.
Comidas reimosas, de acordo com o vocabulário popular, originado na Amazônia, são comidas fortes derivadas de carne de porco; mariscos, como caranguejo e camarão; peixes de pele e cascudos, como tamuatá; aves, como patos; e algumas caças, como paca e capivara.

Peixe reimosos são os peixes que não possuem escamas e são revertidos de placas ósseas. São chamados de peixes de couro. Os peixes que possuem escamas não são reimosos.
Segundo a literatura a característica reomosa dos alimentos está associada principalmente a animais de dieta carnívora, como os peixes de pele, ou de dieta restritiva, como os peixes cascudos, caranguejos e camarões.

Importante salientar que estes animais, apresentam uma fase alimentar associada ao consumo de alimentos em decomposição, geralmente associados à presença de quantidade de decompositores, como as bactérias.

Mesmo bem cozidos, pode levar a destruição das bactérias, contudo não totalmente as suas toxinas, resistentes ao cozimento. Essa é uma preocupação para os consumidores desses alimentos, mesmo tendo pouco estudo sobre a comprovação da fisiopatologia da ação destes alimentos sobre os processos de cicatrização.

Mesmo não sendo um consenso da literatura médica, esses alimentos não devem ser consumidos por pessoas em pós-operatórios, com quadros de infecção ou inflamações, e ferimentos, sob risco de aumentar os danos teciduais, gerar a formação de pus e exacerbar o processo inflamatório, conforme o artigo, Tabus alimentares em medicina: uma hipótese para fisiopatologia referente aos alimentos reimosos.

Vale apena conhecer

Peixes com escamas são saudáveis, pois retém as impurezas, que não penetram na carne.
Os Hábitos dos Peixes de “Couro”
Os peixes de couro são espécies carnívoras e rapinantes. Seus hábitos são em se alimentar de restos de peixes mortos e do dejeto orgânico do fundo de rios e mares. A sua flora de microrganismos é bem mais rica para poder auxiliar na digestão e limpeza do organismo de toxinas das carcaças em putrefação.
Com o agravante da poluição e contaminação dos esgotos, esse tipo de peixe se torna mais impróprio ainda pois sua dieta alimentar pode ser de dejetos e lixo orgânico tóxico e contaminado.
Os peixes de couro são reservatórios naturais de microrganismos patogênicos e agrava problemas e saúde de pessoas com doenças infecciosas ou inflamatórias.

PEIXES COM ESCAMAS DE ÁGUA SALGADA

ABROTEA
ANCHOVA
ARENQUE (HERRING)
ATUM
BACALHAU
BADEJO
BARBADO
BETARA
BONITO
CAMBUCU
CASTANHA
CAVALA
CAVALINHA
CHERNE
CORVINA
GAROUPA
GORDINHO
LINGUADO
MANDI
MANJUBA
MERLUZA
MERO
NAMORADO
OLHETE
PARGO
PESCADA: Amarela, Branca, Inglesa, Do Sul, Maria Mole, Tortinha
ROBALO
SALMÃO
SALMONETE
SARDINHA INTEIRA FRESCA.
SOROROCA
TAÍNHA

PEIXES COM ESCAMAS DE ÁGUA DOCE

CARÁ
CARPA
CORIMBATÁ
DOURADO
LAMBARI
MANJUBA
PIAU
TILÁPIA
TRAÍRA
TRUTA

PEIXES SEM ESCAMAS DE ÁGUA DOCE:

BAGRE
BOTO
PINTADO (CONHECIDO, TAMBÉM, COMO SURUBIM OU SURUBIM-PINTADO)

PEIXES SEM ESCAMAS DE ÁGUA SALGADA:

ANJO
ARRAIA
BAGRE
CAÇÃO
CAÇONETE
ESPADA
MORÉIA
MACHOTE
PEIXE-PORCO
PEIXE-SERRA
TUBARÃO
VIOLA
VONGOLE

6 Comments

  1. Cara, a única fonte que essa matéria tem é Arial e Arial Black, se tivesse colocado que Baleia, golfinho e boto são peixes e não mamíferos, bem no início do texto, teria me poupado a leitura, mas infelizmente os exemplos só vieram no fim do texto. #paz

    1. Gratidão pelas observações. Corrigimos e atualizamos. Paz e Luz!

    1. Gratidão pelas observações. Corrigimos e atualizamos. Paz e Luz!

  2. Peço desculpas para discordar, pintados ou surubins comem muito menos porcarias que traíras e piaus, qualquer pescador sabe que a isca para traíra e piaus são pedaços de peixe, que pode inclusive ser podre, assim como soja fermentada, entanto a isca para surubins ou pintados é peixes vivos. Essa justificativa de remoso não deve ser aceita como verdadeira.

    1. Gratidão pelas observações. Corrigimos e atualizamos. Paz e Luz!

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *