Ícone do site

Parceria agiliza o transporte de órgãos

 

Foi renovada a parceria entre o Ministério da Saúde e Secretaria de Aviação Civil com empresas áreas, visando facilitar o transporte de órgãos para transplantes. Além do acordo firmado, outra novidade é a inclusão da medula óssea como um dos órgãos a serem conduzidos de avião a fim de serem transplantados.

Anteriormente, apenas órgãos sólidos e tecidos eram passíveis de serem deslocados. A medida possibilita que pacientes em casos de emergência dependentes da medula óssea possam contar com uma maior agilidade na realização do procedimento.

O acordo também assegura o transporte gratuito de equipes de captação composta por profissionais de saúde especialistas, autorizados pelo Ministério da Saúde. Todas as regiões do Brasil serão contempladas de forma gratuita.

As aeronaves que estiverem transportando órgãos têm prioridade em pousos e decolagens. O número de voos disponíveis para tal fim foi ampliado, evitando-se o desperdício, aumentando a oferta e reduzindo as distâncias e desigualdades regionais.

A renovação do documento foi assinada pelos ministros da Saúde, Marcelo Castro, e da Aviação, Eliseu Padilha, durante o II Fórum de Logística do Sistema Nacional de Transplantes, considerado o maior sistema público de transplantes do mundo.

Integrando o pacto estão o Comando da Aeronáutica, a Infraero, as companhias aéreas TAM, Gol, Avianca, Azul e Passaredo, as concessionárias aeroportuárias, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEEA) e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Pela primeira vez sendo renovado, o acordo tem duração de dois anos e foi assinado em dezembro de 2013. Até outubro deste ano, já foram contabilizados 3.317 voos e 5.625 itens transportados, enquanto que em 2014, 5.061 voos transportaram órgãos e equipes de saúde.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile