Médicos terão de atingir nota mínima no Enamed para obter registro profissional
Foi editada pelo governo federal na última sexta-feira (19) uma medida provisória (MP) que condiciona o registro profissional de futuros médicos à aprovação no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Para continuar valendo de forma permanente, a MP precisa ser analisada e aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.
A medida tem por objetivo uma melhora na qualificação mínima necessária para evitar erros médicos ou médicos mau formados.
O Enamed já existe desde 2025 e era utilizado para avaliar a qualidade dos cursos de medicina e selecionar candidatos para programas de residência médica. Agora, passa a ter também a função de verificar se o formando atingiu o desempenho mínimo considerado necessário para atuar como médico.

