Ícone do site

O racismo estrutural tem cor!

O racismo estrutural tem cor!

 

Quando olhamos além do vidro do carro nos trânsitos das capitais, quando olhamos além das redes sociais que fitam os nossos olhos nos smartphones, quando olhamos além das telenovelas, do marketing que devaneia os nossos desejos. Quando aprofundamos na estatística fria dos números, dos dados sociais, observamos o abismo social que estamos imersos e os profundos desafios para melhorar os índices de bem-estar social da população, especialmente a população preta e parda.

De caráter estrutural e sistêmico, a desigualdade racial no Brasil é inquestionável e persiste devido a fragilidade de políticas públicas para o seu enfrentamento. Os números nos revelam que o Brasil ainda está longe de ser uma democracia racial. Em média, os brancos têm os maiores salários, sofrem menos com o desemprego e são maioria entre os que frequentam o ensino superior. Já os indicadores socioeconômicos da população preta e parda, assim como os dos indígenas, costumam ser bem mais desvantajosos.

A seguir alguns números dessa estatística revelada pelo IBGE.

Em outros artigos podemos encontrar outros dados do racismo estrutural

Os negros estão em grande e injusta desvantagem quando avaliamos os dados sobre o desenvolvimento humano e a qualidade de vida – educação, saúde, moradia, emprego, renda, expectativa de vida.

As prioridades em políticas públicas para mitigar esse flagelo social são imprescindíveis, necessárias e urgentes.

Ezequiel Oliveira// ezequiel.fisico@gmail.com// whtasApp: 55 71 98759-6650

SEO/Saúde no Ar

Físico com mais de 20 anos de atuação em Física Médica.  Mestre em Medicina e Saúde Humana – Faculdade Bahiana de Medicina. Formado em Física pela Universidade Federal da Bahia e Pós Graduado pelo Instituto Nacional do Câncer. Diretor Executivo do Saúde no Ar, Professor do município de Camaçari. Físico Especialista em Radioterapia, Medicina Nuclear credenciado a ABFM- Associação Brasileira de Física Médica e Supervisor de Radioproteção credenciado a CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear. Especialização fora do país: Sistema de Gerenciamento e Planejamento em Radioterapia, VARIAN SYSTEMS, Las Vegas, USA.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile