Ícone do site

Números de casos e mortes por dengue no Brasil já superam todo 2021

Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, revela que em pouco mais de seis meses de 2022, o Brasil  registrou mais casos de dengue do que em todo ano de 2021. De acordo com o relatório, foram 1.172.882 casos entre 2 de janeiro e 18 de junho de 2022. No ano passado inteiro foram 534.743.

Ainda, segundo o boletim houve a confirmação de 585 mortes neste ano – aumento superior a 130% em relação aos 246 mortes contabilizadas em 2021. Contudo, o estado que apresenta o maior número estão São Paulo (200);seguido por Santa Catarina (66), Paraná (60), Rio Grande do Sul (57) e Goiás (55).

De acordo com o MS, o período do ano com maior transmissão ocorre nos meses mais chuvosos de cada região. Geralmente de novembro a maio por ser um período mais chuvoso. A doença, é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti (quando infectada pelos vírus) e pode causar tanto a manifestação clássica da doença quanto a forma considerada hemorrágica, conforme a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A doença pode ser assintomática ou pode evoluir até quadros mais graves, como hemorragia e choque. Entre os principais sintomas estão febre alta acima de 39°, dor no corpo e articulações. Bem como dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile