Ministério da Saúde insere pessoas com HIV em grupo prioritário da vacinação contra Covid-19

Ministério da Saúde insere pessoas com HIV em grupo prioritário da vacinação contra Covid-19

Em anuncio, o Ministério da Saúde passou a incluiu na lista de prioridades da vacinação contra a Covid-19 pessoas vivendo com HIV; na faixa etária entre 18 e 59 anos. De acordo com nota técnica, a indicação é imunizar este grupo após encerrar a vacinação de pessoas de 60 a 64 anos.

Dessa forma, segundo a pasta da Saúde, “as pessoas incluídas nesta fase da vacinação e com dados atualizados nos sistemas de informação (SISCEL, SICLOM) terão o pré-cadastro no Conecte-SUS realizado automaticamente”.

“Para aqueles que apresentarem os critérios e não apresentarem o pré-cadastro; as Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) receberão, via SICLOM, a lista dos indivíduos incluídos”.

Bahia

Além disso, na Bahia, os profissionais com mais de 50 anos de idade que integram as forças de segurança e salvamento da Bahia, que incluem policiais federais; bem como militares, civis, bombeiros e guardas municipais; começarão a receber imunização contra a Covid-19 a partir de quinta-feira (1º).

De acordo com o governo da Bahia, a medida recebeu aprovação nesta terça (30); em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa do Sistema Único de Saúde (SUS) e reúne os 417 municípios baianos e o estado.

Dessa forma, o governo reforçou que as forças de segurança e salvamento estão previstas no Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde; e são um dos grupos que mais se expõem aos riscos de contágio.

O secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, afirmou que; durante a pandemia, cerca de 6.400 policiais e bombeiros da ativa foram afastados do trabalho por suspeita de infecção do coronavírus e 34 morreram por causa da doença.

Campanha Vidas Importam 

Veja também:Covid-19: ministro da Saúde diz que fará campanha por “uso racional” de oxigênio

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *