Xangai, segue na sua quarta semana em lockdown pela Covid-19; enquanto os pedidos na segunda-feira (25) para testes em massa no maior distrito de Pequim provocaram temores de que a capital chinesa pudesse estar destinada a um destino semelhante.
“Cada complexo, cada portão, cada porta deve ser rigorosamente gerenciado”; disse Qi Keping, vice-chefe do distrito comercial de Yangpu, no nordeste de Xangai, em uma coletiva de imprensa; descrevendo a nova abordagem mais direcionada.
Além disso, em Pequim, todas as 3,45 milhões de pessoas que vivem ou trabalham no distrito de Chaoyang tiveram que fazer três testes esta semana; pois as autoridades alertaram que o vírus havia se infiltrado na cidade sem ser detectado durante a semana anterior, com algumas dezenas de casos relatados.
Durante o final de semana, as autoridades da capital comercial da China isolaram as entradas de blocos habitacionais públicos e fecharam ruas inteiras com cercas de malha de arame verde de dois metros de altura; com vídeos circulando online mostrando moradores protestando de suas varandas.
A polícia, em trajes de proteção, tem patrulhado as ruas, montando bloqueios nas estradas e pedindo aos pedestres que voltem para casa.
Xangai está realizando testes diários de Covid e acelerando a transferência de casos positivos para instalações de quarentena, às vezes fora da cidade.

