A justiça francesa deu ganho de causa a família de um agricultor Marcel Geslin, de 74 anos, falecido em 2018 em decorrência de mal de Pakinson. Marcel trabalhava em Loiré, no Oeste da França, A doença foi adquirida no uso de pesticidas. Ele trabalhava no campo durante e após a aplicação dos produtos”, ressalta Michel Geslin.
“Não é somente uma questão de honra. Nós queremos que essa vitória possa fazer evoluir a legislação sobre as doenças profissionais ligadas a produtos químicos, para que o que aconteceu com meu irmão não volte a acontecer”, afirmou Michel Geslin, irmão e representante legal de Michel Geslin.
“Esse reconhecimento nos foi negado uma primeira vez em 2017 pois o certificado inicial de seu médico generalista fazia menção apenas a ‘problemas de memória’, apesar de todas as cartas escritas por especialistas”, lamenta Michel Geslin, irmão e representante legal do agricultor.
E a primeira vez que ocorreu um caso de reconhecimento legal de que os pesticidas causam mal de Pakinson.
Fonte: http://br.rfi.fr/franca/

