Informe Saúde - 09/03

Informe Saúde - 09/03

Informe Saúde, é transmitido de segunda a sexta na Rádio Excelsior da Bahia, no Programa de Patrícia Tosta,  “Excelsior Saúde”. São os destaques das notícias de saúde. desta manhã, selecionadas pelo Jornalista, Jorge Roriz.

Após recusar ofertas feitas pela Pfizer desde o ano passado, com entregas previstas para dezembro de 2020, o governo anunciou nesta segunda-feira (8) que 14 milhões de doses da vacina da farmacêutica contra a Covid-19 devem chegar ao país em maio e junho.

O projeto de lei que autoriza o ingresso de Salvador no consórcio público municipal, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para compra de doses da vacina contra a Covid-19, foi encaminhado pelo prefeito Bruno Reis à Câmara de Vereadores em cerimônia simbólica realizada nesta segunda-feira (8), no Palácio Thomé de Souza.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (INCA) realizaram duas pesquisas de grande relevância para a oncologia, em relação ao vírus da Covid-19. Em um dos estudos, foi descoberto que o vírus SARS-CoV-2 tem uma variabilidade genética maior em pacientes com câncer, do que os infectados que não têm câncer. No segundo estudo foi comprovada a capacidade de múltipla infecção, em uma paciente do INCA, que tinha duas variantes do vírus desde o primeiro contágio.

33 dos 37 idosos abrigados num asilo no município de Amargosa, a 240km de Salvador, testaram positivo para o coronavírus. O surto também atingiu 12 dos 28 funcionários que trabalham no local. todos já foram vacinados, No último dia 16 de fevereiro, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde local. Segundo a direção da instituição, todos receberam a segunda dose da vacina em 16 de fevereiro, e nenhum deles precisou ser hospitalizado.

Historicamente associada à saúde do homem, mortes causadas por doença cardiovascular são a principal causa de óbito entre as mulheres. Esse problema já atinge um terço de todas as mortes de mulheres no mundo, conforme aponta estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde. Isso corresponde a 8,5 milhões de mortes por ano e mais de 23 mil por dia.

Jorge Roriz

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *