Fígado Gorduroso

Fígado Gorduroso

 

livro figado

“Fígado Gorduroso – uma abordagem pedagógica” foi elaborado com o objetivo de trazer ao embate discussões sobre o tema ESTEATOSE HEPÁTICA. Comumente conhecida como “Fígado Gorduroso”, essa patologia está diretamente relacionada ao sedentarismo e à obesidade do homem atual.

Através da utilização de exames de imagem mais precisos e menos invasivos, ficou mais fácil estabelecer diagnósticos dessa patologia que tem se tornado importante cofator de morbidade. Essa facilidade faz com que milhares de pessoas saiam de centros clínicos de diagnóstico por imagem com um laudo de esteatose hepática e, estarrecidas sem saber do que se trata, corram para a Internet em busca de informações.

Sendo este um tema multidisciplinar, a Thesaurus Editora de Brasília e a Revista Vigor reuniram sete especialistas na área de saúde que, sob a coordenação do professor Marcos Vinhal Campos – editor da revista e tendo como ponto de partida suas especialidades e experiências, elaboraram um texto informativo, reflexivo e útil para profissionais e estudantes de medicina, mas simples o bastante para ser lido e compreendido por leigos. O resultado desse esforço é um conjunto de diferentes visões que se complementam e dialogam entre si, formando um único corpo.

Capítulo 1 – Leitura Preliminar

Autores: Ana Maria Alves Tillmann e Marcos Vinhal Campos

“Na prática clínica, a gordura visceral pode ser facilmente avaliada pela medida da circunferência abdominal. Quando a medida do diâmetro da cintura se apresenta acima de 90cm (aceitável até 102cm), no sexo masculino, e de 80cm (aceitável até 88cm), no sexo feminino, significa que o processo deletério de comprometimento metabólico já iniciou, agindo como gatilho para cascata de alterações que irão culminar com a Síndrome Metabólica (SM)”.

Capítulo 2 – Doença Hepática Gordurosa

Autora: Mirtzi Hortenci Chianca Franca

“A esteatose hepática é uma alteração morfofisiológica dos hepatócitos (células do fígado) que ocorre em conseqüência de diversas desordens metabólicas. No ser humano, é observada principalmente em três situações:

1. Desnutrição crônica,

2. Diabetes mellitus descompensado, e

3. Alcoolismo crônico”.

Capítulo 3 – Desvendando os Mistérios do Fígado

Autores: Marcelo Abrahão Costa e Mauro Birche de Carvalho

“Os conhecimentos atuais têm mostrado um amplo espectro desta condição clínica variando desde a simples presença de gotículas de gordura no fígado, passando pela inflamação, denominada esteato-hepatite, evoluindo para diferentes graus de fibrose ou até mesmo chegar ao estágio de uma cirrose hepática, geralmente irreversível”.

Capítulo 4 – Esteatose Hepática e Esteatohepatite em Crianças

Autora: Renata Seixas

“A doença gordurosa não alcoólica do fígado (DHGNA) é incomum antes dos 8 anos, sendo 12 anos a idade típica de aparecimento. 77% dos pacientes são assintomáticos e, geralmente, procuram atendimento médico por outros motivos e acabam descobrindo aumento das enzimas hepáticas e hepatomegalia, que pode estar presente em 40 a 50% no exame físico e sua presença pode chegar a 90% quando avaliadas ao USG (ultrassonografia)”.

Capítulo 5 – Uma Análise Nutricional

Autoras: Carolina Freitas Vasconcelos e Ana Paula Nascentes Baena

“Hábitos como refeições rápidas e fora de casa, o alto consumo de alimentos processados e congelados e a ingestão de bebidas com muitos conservantes levam à sobrecarga do corpo, inclusive do fígado, um órgão vital responsável por ‘limpar’ as toxinas do organismo. Sua integridade funcional é essencial para o aproveitamento dos nutrientes. Caso contrário, o estado nutricional do indivíduo pode ser seriamente comprometido”.

Capítulo 6 – 21 Questões Comentadas

Autores: Ana Maria Alves Tillmann, Carolina Freitas Vasconcelos e Marcos Vinhal Campos

Esse capítulo consiste em 21 perguntas analisadas e respondidas pelos autores. Essas perguntas foram selecionadas porque melhor expressam o conjunto de dezenas delas feitas pelos leitores do site da Revista VIGOR

Título: Fígado Gorduroso – uma abordagem pedagógica

Vários autores

Thesaurus Editora de Brasília

96 páginas com fotografias coloridas

O livro pode ser adquirido pelo site da editora – www.thesaurus.com.br

Fonte: Revista Vigor

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.