Ícone do site

Exame de brasileiro suspeito de Ebola deu negativo

O primeiro exame de sangue realizado no brasileiro suspeito de contrair o vírus Ebola deu negativo, no entanto, positivo para um teste de malária, afirmou o Ministério da Saúde em comunicado nesta quinta-feira (12). As informações são da Reuters

De acordo com o comunicado do ministério, outra coleta de sangue será feita para confirmar o diagnóstico, e o resultado do novo exame deve ser divulgado no sábado. Enquanto isso, o paciente continua internado, em bom estado geral e em isolamento, afirmou o órgão.

O homem de 46 anos e identidade não revelada chegou a ser internado na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, de Belo Horizonte – Minas Gerais e transferido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro – referência no país para tratamento de Ebola –  nesta quarta-feira (11).

Após chegar da Guiné – África, no dia 6 de novembro, o homem começou a sentir alguns sintomas conhecidos da doença, entretanto dois dias depois. Os primeiros atendimentos foram em uma UPA da capital mineira.

Todas as pessoas que tiveram contato com o paciente continuam sendo monitoradas. Entre eles, 59 pacientes da UPA, 31 profissionais de saúde e 5 pessoas que moravam no endereço indicado, segundo informou o ministério.

Ainda de acordo com o comunicado, caso o segundo exame apresente resultado negativo, o paciente será retirado do isolamento e as 95 pessoas que tiveram contato com ele deixam de ser monitorados.

*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile