O Ministério das Comunicações informou que 12 capitais brasileiras já estão aptas para receber a quinta geração de internet móvel, o 5G.
Contudo, para o funcionamento Nas demais localidades, é importante que haja adequação de leis municipais e da instalação de infraestrutura adequada para o funcionamento da tecnologia. Ainda assim, segundo os termos do leilão do 5G, empresas que arremataram as concessões de uso das bandas também firmaram o compromisso de ampliar para 100% do território nacional a cobertura do padrão atual, o 4G.
Em referência a infraestrutura, o Decreto nº. 10.480 de 2020 detalha a expedição de licenças para que as operadoras possam realizar a instalação da rede. A instalação das novas antenas do 5G difere das tecnologias anteriores, já que necessitam de densidade maior de replicadores de sinal.
Além disso, a responsabilidade de fiscalização e regulamentação das antenas instaladas em todo o Brasil permanece com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); que participará de todo o processo de transição da atual rede de antenas para o novo padrão.
Fonte: Agência Brasil
Campanha Solidariedade é Amor #SOSBAHIA

