Ícone do site

Covid em Salvador – Aumento da ocupação de UTI e fator RT acendem alerta

Nesta segunda- feira (06/11) o prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que a ocupação dos leitos em Salvador e a taxa de transmissão da Covid- 19, aumentou na capital baiana.

“Não quero ter que voltar a abrir leitos de UTI. Hoje subiu para 40% o índice de ocupação, o fator RT tá aumentando, é preciso se vacinar. o prefeito tem muita fé, acredita na ciência e nas três doses de vacina”, disse.

O prefeito fez um apelo para que as pessoas que tomaram a primeira dose e já passou da data de receber a segunda dose, compareça aos postos de vacinação. O índice transmissão da covid em Salvador teve um aumento de 10% e agora está em 0,97. Quando este número fica acima de 1, significa aceleração da pandemia.

“Por enquanto eu tô só pedindo, só apelando, mas eu não descarto adotar medidas para induzir as pessoas a se vacinarem. O presidente da Câmara aprovou projeto de lei que obriga os servidores a se vacinarem, e eu posso sancionar esse projeto. Eu espero que as pessoas tenham consciência e responsabilidade. Da mesma forma, posso adotar medidas para exigir o cartão de vacinação em dia para entrar nos lugares”, disse.

O prefeito destacou a baixa adesão a vacinação. “Ontem foi um dia muito ruim de vacinação, a chuva atrapalhou muito, e dia de domingo as pessoas não estão indo se vacinar, mas espero que hoje a gente volte a vacinar como vínhamos fazendo. Ainda tem um universo de 350 mil pessoas que estão com a segunda dose ou dose de reforço em atraso, e é muito importante concluir o ciclo vacinal”.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile