Covid-19: Regiões Norte e Sul são opostos no combate ao coronavírus

Covid-19: Regiões Norte e Sul são opostos no combate ao coronavírus

Quando a pandemia do novo coronavírus impôs o isolamento social, para tentar conter o avanço do número de casos e mortes por covid-19, os governos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal criaram planos que definem a retomada gradual das atividades econômicas. Em boa parte dos estados, esses planos resultaram em reabertura, com regras, de diversos setores. O Norte e o Nordeste, em geral, aumentaram a abertura de suas economias, enquanto o Sul tomou medidas mais rígidas para conter a pandemia.

Em alguns estados, como Acre e Rondônia, os governos locais reclassificaram municípios de acordo com planos de retomada, com expansão do funcionamento de mais setores, como no Amapá. Em outros casos, a retomada incluiu a abertura de novas atividades. O Amazonas, primeiro estado a sofrer com a pandemia, já marcou o cronograma de volta às aulas presenciais.  No Rio de Janeiro, a justiça proibiu a retomada das atividades escolares presenciais. 

O Piauí e o Rio Grande do Norte estão com processo de retomada de diversos setores econômicos. Já o governo gaúcho vai aumentar a testagem no estado. O programa Testar RS está ampliando o número de testes diários de RT-PCR que vai saltar de mil para 8 mil testes diários. Em Santa Catarina, 209 municípios estão com o transporte coletivo interrompido. Em contra ponto, Salvador inicia hoje, 10/08 a segunda fase de reabertura econômica gradual.

Veja também: Brasil chega a 100mil mortes por covid-19

Omitir diagnóstico positivo para Covid-19 coloca em risco a vida de várias pessoas

Drauzio Varella, diz que Brasil chegou a tragédia por acumulo de erros

Justiça do Rio determina que escolas particulares permaneçam fechadas

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *