Ícone do site

Congo – Aumenta o número de vítimas do surto de Ebola

Sobe o número de vítimas do surto de Ebola na República Democrática do Congo.

Pelo menos 100 mortes já foram registradas e estão investigação, além de mais de 390 casos suspeitos da doença, segundo uma autoridade de saúde informou à BBC NEWS.

O atual surto é causado pela cepa Bundibugyo, para a qual ainda não existem vacinas ou medicamentos específicos.

Autoridades americanas informaram que pelo menos seis cidadãos dos Estados Unidos foram expostos ao vírus durante o surto no Congo, região de conflito armado. Um deles apresenta sintomas compatíveis com a doença.

A Organização Mundial da Saúde afirmou que a situação representa uma emergência internacional, mas ainda não atende aos critérios para ser considerada uma pandemia.

O Ebola é transmitido pelo contato direto com fluidos corporais de pessoas infectadas. Os sintomas incluem febre, fadiga, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta, podendo evoluir para vômitos, diarreia e hemorragias.

A taxa de mortalidade da cepa atual é estimada entre 25% e 40%.

Ainda não há nenhuma restrição de viagem, nem fechamento de fronteuira, mas o alerta foi dado pela OMS.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile