Ícone do site

Com falta de recenseadores IBGE adia fim de coleta do Censo

Cimar Azeredo, diretor de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), anunciou nesta segunda-feira (3) o adiamento do fim da coleta de dados do Censo Demográfico de 2022 por causa da falta de recenseadores.

Anteriormente, a previsão era que o encerramento ocorreria no final de outubro. Contudo, a nova previsão de encerramento é dezembro.

De acordo com o diretor o número atual de recenseadores é de 95.448, o que corresponde a apenas 52,2% do total de vagas disponíveis e previstas para a operação.

Até esta segunda-feira, já foram contados 104,4 milhões de habitantes. O que corresponde a 48% da população estimada (215 milhões de pessoas). O ritmo é bem mais lento que o do Censo 2010. Naquele ano, após 57 dias de coleta de dados, tinham sido recenseadas 154 milhões de brasileiros.

Segundo Azeredo o mercado de trabalho aquecido a dificuldade de contratar recenseadores e minimizou a influência dos atrasos nos pagamentos dos trabalhadores temporários que foram contratados. De acordo com Ele o atraso de pagamentos acontece de modo pontual e reflete um problema operacional e não falta de recursos. Contudo, admitiu, que “provavelmente” serão necessários mais recursos para completar a operação.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile