Após tocar o solo na região mexicana de Acapulco o furacão Otis foi rebaixado para categoria 4 na escala Saffir-Simpson (que vai até 5).
De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, às 9H00 GMT (6H00 de Brasília), o centro do furacão, estava 40 km ao nordeste do popular balneário, com ventos sustentados de 215 km/h deslocamento a uma velocidade de 17 km/h, segundo o relatório do NHC.
Contudo, apesar do enfraquecimento, o fenômeno vai provocar “nas próximas horas ventos extremamente destrutivos, fortes tempestades que podem produzir inundações e deslizamentos de terra”, segundo a previsão.
O furacão perderá força rapidamente em seu deslocamento pela zona montanhosa do estado de Guerrero (sul) e poderia dissipar-se ainda na quarta-feira.
Como medida preventiva, antes da chegada do furacão, Acapulco e outras áreas de impacto organizaram cortes preventivos de energia elétrica. O porto estava sem luz no momento em que os ventos e a chuva se tornaram mais intensos.
O fenômeno ganhou uma força inesperada em poucas horas. Até o meio-dia de terça-feira ainda era uma tempestade tropical, o que pegou de surpresa as autoridades e os moradores dos estados afetados.
Foto: NOAA/AFP